Novos conselheiros tutelares tomam posse em Barrinha

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou no dia 09 de janeiro de 2016, o ato solene de posse dos conselheiros tutelares que estarão à frente do Conselho Tutelar de Barrinha no período de 2016 a 2019. A cerimônia aconteceu no Anfiteatro Municipal.
Foram empossados Letícia Zaramela de O. Gasparino, Vivien Pedroso Fuzatto, Denise de Souza Oliveira Pepe, Claudinei da Silva Barros e Vera Lúcia Horácio Quirino.

O que é o Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar faz parte do Sistema de Garantia de Direitos e é responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, concebido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Conselho Tutelar é chamado a agir por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente. Outras vezes, se antecipa à denúncia, age preventivamente quando fiscaliza entidades, mobiliza a sua comunidade para o exercício de direitos assegurados a todo cidadão, cobrando melhor atendimento à criança, adolescente e sua família.